foto escura e clara

Ao tirarmos fotos usando máquinas digitais, celulares ou tablets, algumas vezes as fotos ficam escuras, isso acontece pela baixa exposição de luz ambiente ou simplesmente por não ter aproveitado de forma correta o ângulo a favor da luz, outras vezes é simplesmente pela a qualidade da câmera utilizada. Descartar tais fotografias, as vezes, torna-se um decisão difícil, uma vez que a fotografia registrara um momento especial. Enfim, você não precisa excluí-la, basta apenas que você faça poucos ajustes para corrigir esse pequeno detalhe.

foto escura e clara

Podemos usar o PhotoScape para diversos fins; aplicar efeitos, fazer colagem de fotos, inclusive usá-lo para clarear suas fotos que ficaram escuras. Neste tutorial iremos aprender como fazer isso passo a passo, de forma simples e prática.

Clareando suas fotos no PhotoScape

Para darmos início, abra o PhotoScape e clique no recurso “Editor”, em seguida, navegue entre as pastas de seu computador através da estrutura de pastas disponível na janela principal do editor.

abrir foto no editor

Em seguida, clique sobre o botão “Brilho, Cor”, presente na aba “Início”, localizado na barra de ferramentas na parte inferior da tela. Use os controles deslizantes para encontrar um ponto onde sua fotografia fique do seu agrado. Para clarear esta foto (ver imagem 2), apliquei os seguintes ajustes, confira na imagem abaixo:

controles deslizantes do brilho

Clique para visualizar a imagem em tamanho grande.

Você pode alterar a intensidade de cada controle para chegar a um resultado satisfatório. Para clarear a imagem acima, o controle “Gamma Brilho” foi de grande valia para chegar a esse resultado, pois o mesmo altera somente as partes escuras, não a imagem como um todo.

Vale lembrar que para cada imagem, vale uma configurações diferente. Portanto, faça testes e testes até chegar em um resultado melhor.

Depois de concluído, clique em “Salvar”, depois em “Salvar imagem como” e atribua um nome e selecione um local no computador para salvar.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.