painel de fotos no picasa

No decorrer de nossos tutoriais, já mostramos diversas formas de fazer uma colagem de fotos, em alguns posts destacamos também a praticidade que alguns editores de fotos nos oferecem na hora de editar nossas fotos, seja ao fazer um simples ajuste de brilho, cor e contraste até a criação de uma colagem para capa do Facebook. Grande parte dos editores que mostramos aqui são aplicativos online, mas neste artigo, vou trazer alguns dos programas que considero mais práticos na hora de fazer uma colagem de fotos. Confira a lista logo abaixo:

1.PhotoScape

Iniciamos essa lista com o popular PhotoScape, pois até o momento ele tem se mostrado um dos programas mais acessíveis e fáceis para usar. Ao baixar esse software gratuitamente, em menos de 5 minutos, você instala um arquivo de um pouco mais de 20MB em seu computador. Após sua instalação você terá acesso a diversos recursos fundamentais para fazer as principais edições em suas fotografias digitais, inclusive colagem de fotos.

colagem no photoscape

O programa conta com o recurso Página o qual nos permite fazer montagens com várias fotos a partir de vários modelos de grades disponíveis em seu acervo. Ao todo são 110 modelos previamente definidos que você pode usá-los com apenas um clique.

Logo que você seleciona o modelo que deseja, basta encontrar a pasta onde encontram-se suas fotos e depois arrastar para compor a grade completa. Depois de pronta a sua colagem ainda é possível personalizar as fotos, aplicando a elas filtros, efeitos, vinhetas e molduras. Confira nosso guia completo ensinando como fazer colagem de fotos no PhotoScape.

2. Shape Collage

O Shape Collage é um programa fantástico específico para este fim: fazer colagens. Como já vimos anteriormente, o Photoscape dispõe modelos previamente definidos, portanto, se porventura você quiser fazer alguma alteração no modelo, isso não é possível, no entanto, o Shape Collage foi desenvolvido exclusivamente para a criação de colagens de fotos e suas funções não se limitam apenas em alguns modelos, mas a diversos já vem configurados, porém é possível definirmos da forma como desejamos.

etapas_shape_collage

Podemos fazer colagens baseadas em formas geométrica, letras, palavras, símbolos ou até mesmo  desenhos feito por nós mesmo. Ou seja, o programa disponibiliza uma ferramenta simples para que possamos fazer um desenho, em seguir, as curvas desse desenho serão preenchidos com as fotos selecionadas para compor a collage. Para conhecer de forma mais detalhada essa fantástica ferramenta acesse nosso guia com vídeo do Shape Collage.

3. Picasa

O Picasa, programa de edição de fotos, fornecido pela Google, pode ser baixado gratuitamente e instalado em seu computador em poucos minutos. Com o Picasa além de fazer edições de fotos de forma rápida e prática, você ainda pode fazer lindos painéis facilmente com suas fotos.

Com o auxílio do programa é possível reuni um grande diversidade de fotos para criar apenas uma imagem. Depois de sua instalação, o aplicativo gerencia todas as imagens salvas em seu computador, a partir daí, basta navegar entre as sessões, organizadas pelo próprio programa, e selecionar as fotos que deseja usar para formas sua foto colagem.

painel de fotos no picasa

Confira um lindo painel que preparamos para exemplificar.

O painel de fotos é gerado automaticamente, as fotos são agrupadas em diversos tipos: Mosaico de Fotos, Pilha de Fotos, Mosaico de quadros. Ao clicar em Reorganizar fotos, todas as imagens serão reagrupadas novamente. É possível também clicar sobre cada foto e mover para onde desejar, podemos também adicionar mais fotos ou excluir.

Se você quer conhecer de forma mais detalhada o Picasa, confira nosso passo a passo onde ensinamos como fazer um painel de fotos com o Picasa.

Conclusão

Agora que já conhecem os três melhores programas para fazer colagem de fotos, que tal usar essas ferramentas incríveis para fazer suas montagens. É tudo muito fácil e rápido, e eu ainda tomei a precaução de selecionar programas gratuitos. Assim, podemos fazer nossas edições de imagens sem gastar nenhum centavo.

Se você quer fazer suas montagens com várias fotos mais não quer instalar programas em seu computador, ou mesmo acha tudo isso muito complicado, considere conhecer os melhores sites para fazer colagem online.

Espero que tenham gostado da dica de hoje e até a próxima.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.